Arqueólogos descobrem moedas e jóias com 2 mil anos em Israel

Arqueólogos descobriram um tesouro no centro de Israel, constituído de moedas de ouro e prata, além de jóias com cerca de 2000 anos. As moedas trazem no anverso o busto de três imperadores romanos: Nero, Nerva e Trajano.

Arqueólogo israelense Emil Aladjem apresenta os artefatos encontrados Fotografia EPA/Jim Hollander

A descoberta foi feita durante escavações realizadas num síto arqueológico nas proximidades da cidade Kirjat Gat, localizada no extremo norte do deserto de Neguev, Distrito Sul de Israel.

Segundo o Departamento Israelense de Antiguidades, os arqueólogos encontraram 140 moedas de ouro e prata que remetem ao período entre 54 a 117 d.C., correspondente ao reinado dos imperadores romanos: Nero (54-68), Nerva (96-98) e Trajano (98-117). Emil Aladjem, arqueólogo responsável pelos trabalhos de escavação, afirmou que no anverso as moedas trazem o busto de imperadores, já no reverso apresentam cenas simbólicas, incluindo a figura de Júpiter – o deus romano do céu – sentado em um trono com um raio na mão.

Além de moedas foram encontrados brincos de ouro na forma de flores, um anel com selo nobre e uma pedra preciosa incrustrada com a forma de uma deusa alada, além de alfinetes de prata provavelmente utilizados como adornos. Especialistas acreditam que o tesouro pertencia provavelmente a uma mulher rica, e poderia ter sido escondido durante a segunda guerra judaico-romana (132-135 d.C.), também chamada de “Revolta de Bar-Kokhba”.

Os artefatos descobertos passarão por trabalhos de conservação no laboratório do Departamento Israelense de Antiguidades, em Jerusalém.

Fonte: www.gazeta.pl

Sobre NuPHA

O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins. Funciona em sistema de rede e intercâmbio. Produz eventos, elabora projetos e presta assessoria. Articula um fórum de intercâmbio científico e difusão de pesquisas. Mantém um laboratório, com espaço físico específico no Arquivo Histórico Regional (AHR-UPF), para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais atividades de educação patrimonial. Apresentação de trabalhos em seminários, congressos e publicações científicas. Institucionalmente está vinculado ao Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH-UPF), cujo Museu Histórico Regional, adstrito a orientação técnico-científica ao Curso de História da UPF, responsabiliza-se pela guarda do acervo destinado a exposição pública. As linhas de pesquisas abrangem os seguintes temas: Pré-História do Planalto Meridional; Arqueologia missioneira; Educação patrimonial e difusão do conhecimento arqueológico; Arqueologia dos povos e comunidades tradicionais; Fronteiras e contato cultural interétnico na pré-história; Arqueologia histórica; Arqueologia forense; Patrimônio cultural, identidade e território; Pesquisa e curadoria de acervos arqueológicos; Estudos e guarda de acervos arqueológicos. Ver todos os artigos de NuPHA

Deixe um comentário