Adolescente encontra espada medieval

Acompanhado de seu pai e seu cachorro durante um passeio dominical nas margens do rio Dunajec, na Polônia, o adolescente Piotr Warzała encontrou uma espada medieval em notável estado de conservação. O rio estava mais raso do que o normal, onde normalmente flui a água, formou-se uma pequena praia, o adolescente aproveitou para caminhar ali.

Seus olhos imediatamente avistaram uma estranha bola de lama sobre o solo, tratava-se da empunhadura de uma espada com 1,2m de comprimento. O rapaz levou o achado incomum para sua casa, para então entregá-la envolta num lençol à delegação local do Serviço Nacional de Protecção de Monumentos, na cidade de Tarnów.

“Graças à atitude louvável de Piotrek, fomos capazes de realizar imediatamente a documentação inicial e o cadastro do sítio arqueológico, georreferenciando em mapas o lugar da descoberta – disse Andrzej Cetera, coordenador da delegação”.

Ao contrário de muitas espadas da época, o exemplar se destaca pelo estado de conservação da empunhadura. Os trabalhos de conservação iniciaram-se imediatamente, e podem durar até seis meses.

“É difícil dizer como a espada foi par ali, e quem foi seu dono, quem sabe pertenceu à um cavaleiro que lutou na batalha de Grunwald. Fico feliz em poder contribuir para o resgate do passado, a consciência disto é para mim o grande prêmio – diz Piotr Warzała”.

Fonte: Gazeta Krakowska

Sobre NuPHA

O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins. Funciona em sistema de rede e intercâmbio. Produz eventos, elabora projetos e presta assessoria. Articula um fórum de intercâmbio científico e difusão de pesquisas. Mantém um laboratório, com espaço físico específico no Arquivo Histórico Regional (AHR-UPF), para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais atividades de educação patrimonial. Apresentação de trabalhos em seminários, congressos e publicações científicas. Institucionalmente está vinculado ao Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH-UPF), cujo Museu Histórico Regional, adstrito a orientação técnico-científica ao Curso de História da UPF, responsabiliza-se pela guarda do acervo destinado a exposição pública. As linhas de pesquisas abrangem os seguintes temas: Pré-História do Planalto Meridional; Arqueologia missioneira; Educação patrimonial e difusão do conhecimento arqueológico; Arqueologia dos povos e comunidades tradicionais; Fronteiras e contato cultural interétnico na pré-história; Arqueologia histórica; Arqueologia forense; Patrimônio cultural, identidade e território; Pesquisa e curadoria de acervos arqueológicos; Estudos e guarda de acervos arqueológicos. Ver todos os artigos de NuPHA

Deixe um comentário