Arqueologia como ferramenta auxiliar nas pesquisas sobre mortos e desaparecidos políticos

cadaver

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Portaria Nº 764 (28/06/2013), através da qual a Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, determina a criação do Grupo de Arqueologia e Antropologia Forenses destinado a assessorar os trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

  • Art. 1º Instituir, no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Grupo de Arqueologia e Antropologia Forense, com a finalidade de adotar medidas visando à busca, localização, identificação arqueológica e antropológica de espaços e de restos mortais de mortos e desaparecidos políticos vitimados durante o período fixado no art. 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

O grupo contará com participantes de setores da administração pública e da sociedade civil. A atividade desenvolvida no âmbito do Grupo de Arqueologia e Antropologia Forenses será considerada serviço público relevante e não remunerado.

Acesso AQUI a Portaria Nº 764.

Fonte: Diário Oficial da União

Sobre NuPHA

O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins. Funciona em sistema de rede e intercâmbio. Produz eventos, elabora projetos e presta assessoria. Articula um fórum de intercâmbio científico e difusão de pesquisas. Mantém um laboratório, com espaço físico específico no Arquivo Histórico Regional (AHR-UPF), para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais atividades de educação patrimonial. Apresentação de trabalhos em seminários, congressos e publicações científicas. Institucionalmente está vinculado ao Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH-UPF), cujo Museu Histórico Regional, adstrito a orientação técnico-científica ao Curso de História da UPF, responsabiliza-se pela guarda do acervo destinado a exposição pública. As linhas de pesquisas abrangem os seguintes temas: Pré-História do Planalto Meridional; Arqueologia missioneira; Educação patrimonial e difusão do conhecimento arqueológico; Arqueologia dos povos e comunidades tradicionais; Fronteiras e contato cultural interétnico na pré-história; Arqueologia histórica; Arqueologia forense; Patrimônio cultural, identidade e território; Pesquisa e curadoria de acervos arqueológicos; Estudos e guarda de acervos arqueológicos. Ver todos os artigos de NuPHA

Deixe um comentário